Apoio ao Associativismo Jovem
O RNAJ – Registo Nacional do Associativismo Jovem é a porta de entrada da tua associação/ entidade, para acesso aos direitos e benefícios previstos no regime jurídico do Associativismo Jovem (Lei nº 57/2019, de 7 de agosto) e Portarias regulamentares.
APOIOS
Já ouviste falar dos PAAJ – programas de apoio ao associativismo jovem? Do Programa Formar+? Do IDA – Incentivo ao Desenvolvimento Associativo? Interessa-te o Estatuto de Dirigente Associativo?
O IPDJ, IP garante a possibilidade de acesso a uma diversidade de apoios, entre eles técnico, logístico, financeiro e formativo, e ainda o benefício de vários direitos legalmente consagrados, dirigidos a:
-
Planos de Atividades.
-
Infraestruturas (construção, aquisição, recuperação).
-
Equipamentos.
-
Formação.
-
Estágios e Empregabilidade no terceiro setor.
-
Dirigentes Associativos. (vê http://eda.juventude.gov.pt/ )
-
Utilidade Pública Associativa.
Informa-te melhor em https://ipdj.gov.pt/
PROGRAMAS
Mas o Associativismo Jovem é normalmente elegível em candidaturas a outros programas das mais variadas áreas de intervenção (saúde, voluntariado, ambiente, campos de férias, etc). Neste contexto, em que o IPDJ, IP valoriza a intervenção direta junto dos jovens, podes encontrar oportunidades diversas para apoiar os projetos da tua associação; consulta : https://programas.juventude.gov.pt/
INCENTIVOS
Desenvolvemos um trabalho regular em prol da visibilidade e reforço da qualidade do trabalho associativo e dos jovens que nele se envolvem, razão pela qual destacamos, entre outras, as iniciativas de:
-
Boas Práticas Associativas.
-
Dia do Associativismo Jovem;
-
Academia de Desenvolvimento Juvenil
-
Campanha 70 Já (vê http://70ja.gov.pt/sobre-o-artigo-70-o/)
-
Profissão de Técnico de Juventude
(http://www.catalogo.anqep.gov.pt/Qualificacoes/Referenciais/1582 )
Informa-te mais em https://ipdj.gov.pt ou junto dos serviços regionais do IPDJ, IP.